domingo, 9 de fevereiro de 2014

II Festival de Poesia: "Cultivando a Paz através da Poesia"

Alunos da rede municipal participam de Festival de Poesia

“A poesia é uma arte da linguagem. Certas combinações de palavras podem produzir uma emoção que outras não produzem”. Inspirados pelo poeta francês Paul Valéry, cerca de 400 alunos da U.E.B. Honório Odorico Ferreira, localizada no povoado do Tajipuru, zona rural de São Luís, realizaram, na tarde desta sexta-feira (20), o II Festival de Poesias. O evento é resultado do projeto “Poesia é Vida”, desenvolvido na escola durante o ano de 2013. Além de estudantes e professores, o trabalho envolveu funcionários da escola, pais e membros da comunidade.
Tendo a Paz como tema, os alunos produziram poesias, paródias e dramatizações de autoria própria. Com o lema “Cultivando a paz através da poesia”, o projeto despertou a sensibilidade dos alunos e promoveu, por meio das ações efetivadas na sala de aula, espaços de reflexão e conscientização para a Cultura da Paz, buscando mecanismos de prevenção e erradicação da violência.
Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, a Cultura da Paz desenvolve nos alunos um senso de responsabilidade, cuidado mútuo e vivência social que deve ser nutrido. Ele ressaltou ainda que a poesia é uma das vertentes artísticas que merece destaque nas escolas. “A poesia, além de ser um exercício do transbordar das nossas emoções e sentimentos, é também a linguagem viva, cheia de significado. O estímulo à leitura e à produção textual é essencial na composição de uma sociedade mais reflexiva e vibrante e é nossa intenção fortalecer isso nos alunos da rede municipal de ensino”, disse o secretário.
O tema do projeto foi abordado de várias formas. Paz na família, na escola, no trabalho, no trânsito e nos estádios de futebol, é o que os alunos da U.E.B. Honório Odorico Ferreira pediam durante o evento de culminância do projeto. “Aprendemos por meio das músicas e das poesias que só a paz é capaz de acabar com a violência”, declarou a aluna Maria Eduarda Braga.
A professora de Língua Portuguesa e coordenadora do projeto, Alexsandra Carvalho, afirmou que durante a execução das atividades novos talentos foram descobertos e o gosto pela leitura e pela escrita foram intensificados. “O projeto provocou uma mudança significativa nos alunos. Muitos deles eram tímidos e acabaram nos surpreendendo, pois adquiriram muita afinidade com o tema e com as artes que foram exploradas. Escolhemos focar na poesia por ser um trabalho que exige de quem faz uma quantidade de pensamentos, de decisões, de escolhas e de combinações”, disse a educadora.
Esta já é a segunda edição do Festival de Poesias realizado pela escola. No primeiro evento, Literatura de Cordel foi o tema explorado pelos alunos que, de modo interdisciplinar, vêm debatendo os assuntos propostos pelos professores.
                                                                                  Autora do Blog: Profª  Alexsandra  Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário